João Trela

24252 – JOÃO TRELA

FILIAÇÃO
José Trela e Josepha Ienzura Trela.

ANTES DA GUERRA
Filho de pais poloneses, cursou o primário em Três Barras.

Aos 11 anos de idade passou a morar em Curitiba na casa dos tios Guilherme e Vitória Missen.
Frequentou o Ginásio Paranaense, vindo a ingressar no Curso de Técnico de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio De Plácido e Silva.
Pelo fato de o seu irmão mais velho falar bem do Exército, resolveu voluntariar-se no Quartel do Bacacheri, em Curitiba, PR, interrompendo o Curso de Contabilidade.
Na sequência foi chamado para integrar a Força Expedicionária Brasileira.

DURANTE A GUERRA
Desembarcou em Nápoles-Itália, de onde foi deslocado para acampamento próximo a Pisa.

Exerceu suas atividades no Depósito de Pessoal da FEB, responsável pela logística na distribuição de alimentos e armamentos e no atendimento aos feridos que retornavam das frentes de combate.

APÓS A GUERRA
De volta ao Brasil, foi deslocado para Jundiaí, SP.

Convidado para ingressar na Escola Militar, optou por seguir a carreira civil, concluindo seus estudos como Técnico em Contabilidade em 24 Jan 1947, sob o número 404, no Conselho Regional de Contabilidade.
Empregou-se na empresa comercial de Feres Merhy, na Praça Tiradentes em Curitiba, PR.
Em 4 Out 1948, ocorreu sua nomeação de Guarda-Livros pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra. Na sequência, habilitou-se perante o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), onde concluiu os concursos de Guarda-Livros e Contador, passando a exercer a sua profissão na Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos do Estado do Paraná. Após obter experiência, passou a atuar na Contadoria Seccional junto à Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional no Estado do Paraná.
Por meio da Portaria no 269, de 24 Jun 1954, foi designado Contador, pelo Contador-Geral da República.
Pela Portaria no 18, de 19 Fev 1970, foi designado Chefe de Seção de Preparo e Julgamento-Pessoa Jurídica do Serviço de Tributação da Delegacia da Receita Federal de Curitiba, chegando ao cargo de Chefe do Serviço de Tributação de Pessoa Jurídica da atual Delegacia da Receita Federal de Curitiba, onde atuou até junho de 1990.
Após aposentadoria, atuou, com dois colegas aposentados, em um escritório de Direito Tributário por alguns anos e, posteriormente, no escritório Saraiva Advogados Associados, igualmente como Consultor na área tributária, até o ano de 2020, quando deixou de atuar por questões de saúde.

MEDALHAS E CONDECORAÇÕES
Medalha de Campanha (FEB); Medalha de Guerra (FEB); Medalha Prêmio pela Administração do Exército; Medalha da Vitória (Min. Defesa); Medalha Tributo à FEB; e Medalha Max Wolff.

FONTES
Histórico Pessoal Militar, entrevista e informações de familiares.

CRÉDITOS
Museu Virtual da FEB.