Biografia
Nome completo
ANDIRÁS NOGUEIRA DE ABREU
Inicial
Biografia
Filiação: Saturnino Paula Abreu Junior e Evangelina Nogueira da Abreu.
Faleceu em ação, em Collechio, em 29 Abr 1945.
No decreto de concessão da Medalha Cruz de Combate de 1ª Classe consta: "Por ter, no ataque de 28 de abril de 1945,
sido um elemento que bastante se destacou pela calma, sangue frio, bravura e coragem, pois estava sempre com os primeiros elementos, apesar do intenso fogo de artilharia, morteiros e armas automáticas. Foi incansável durante a progressão, incentivando os homens, até que foi colhido pela morte, quando se acercava das resistências inimigas, cujas metralhadoras impiedosamente franqueavam toda a progressão da Companhia e em particular a desses elementos sob seu comando. Seu corpo crivado de balas representava o denodo com que o inimigo procurou impedir a infiltração desses primeiros elementos da Companhia, em direção a Gaiano". Fonte: Boletim do Exército Especial, de 2 Dez 1946.
"No dia 22 de maio de 1.945, a família de Andirás recebe a notícia de sua morte, transmitida pelo gen. Canrobert Pereira da Costa, nos seguintes termos: 'Bastante pesaroso, comunico-vos, de ordem do Exmo. Sr. Ministro, o falecimento em operações de guerra na Itália, no dia 29 de abril do corrente ano, do 2° Sargento Andirás Nogueira de Abreu da Força Expedicionária Brasileira que em terra estrangeira soube honrar as tradições gloriosas do soldado brasileiro, demonstrando no campo de batalha nobres virtudes morais. Entregue inteiramente ao serviço da Pátria, cuja honra defendeu com sacrifício da própria vida, deu assim um sublime exemplo de amor ao Brasil, tornando-se um legítimo orgulho e grande incentivo aos seus parentes, amigos, camaradas e compatriotas'.
O Sargento Andirás foi enterrado no Cemitério Militar Brasileiro de Pistóia, conforme consta no ofício enviado a família, pelo gen. Canrobert Pereira da Costa. Durante 15 anos, os soldados mortos na Itália permaneceram nesse cemitério onde hoje existe o Monumento Votivo Militar Brasileiro, depois os restos mortais de Andirás foram transferidos, posteriormente para o Monumento Nacional aos Mortos a Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, em 1.960, juntamente com os corpos dos demais pracinhas falecidos em combate.
Andirás Nogueira de Abreu estará sempre presente na memória de todos, como o jovem herói de guerra agudense, que, participando do maior confronto bélico da história, tombou nos campos de batalha, em defesa dos interesses da Nação Brasileira". Transcrito da página do Facebook Noticias Agudos, que usou a fonte "Agudos 100 anos de História", de Maria (Lya) de Rosa.
Em diversas cidades brasileiras existem logradouros (rua, alameda, avenida) em sua homenagem.
Dados básicos
Dados militares
Número de identidade
2G-70340
Posto ou graduação
2º Sgt
OM de embarque
6º RI
Data de embarque
2 de julho de 1944
Notas de referência
Código de diferenciação
20
Biografia completa
NÃO
Com fotografia
NÃO
Observações
Editado em 06/01/25 - SSF
