Areno Batista Dutra

6567 – ARENO BATISTA DUTRA

FILIAÇÃO
José Felizardo Dutra e Erasma Maria de Jesus.

ANTES DA GUERRA
Nascido em Monte Alegre, MG em 2 de fevereiro de 1919.
Passou, da infância à fase adulta, residindo e trabalhando em uma fazenda de propriedade do seu avô, em Monte Azul, MG.
Aos 25 anos foi convocado para servir ao Exército Brasileiro e participar da 2° guerra Mundial. Após a convocação, participou da preparação da tropa no 8º Regimento de Artilharia Montado, em Pouso Alegre, MG, fazendo cursos e treinamentos de sinaleiro, telefonista, canhoneiro e atirador de metralhadora.
No dia 2 Jul 1944, partiu para o Teatro de Operações da Itália, a bordo do navio General Mann, integrando o 2º Grupo do 1º Regimento de Obuses Aurorrebocado.

DURANTE A GUERRA
Chegou à Itália em 16 de julho de 1944.
Juntamente do o seu grupo, contribuiu para que a FEB fosse vitoriosa na tomada de Monte Castelo, e em outros conflitos. sem ser alvejado ou sofrer qualquer dano físico relevante.

APÓS A GUERRA
Após o triunfo Brasileiro na Itália, retornou ao Brasil, para a cidade de Ituiutaba, MG, na época conhecida como “a terra do arroz”, onde foi recebido como grande herói, fazendo jus a todos os convites e as homenagens possíveis.
A Cidade Tijucana foi ao delírio com sua chegada, recebendo várias visitas, pedidos de entrevistas etc. Logo que retornou da guerra, foi ao encontro de sua tia J. dos Reis, que também era tia do renomado artista brasileiro Moacyr Franco, seu primo em primeiro grau, e que havia sido nomeada responsável por gerenciar as suas finanças enquanto ele combatia em solo Italiano.
Com o terço do responsável e o pecúlio resgatado, somadas às economias que trouxera da guerra, constituiu sociedade com Antônio Franco – pai de Moacyr Franco – para fundar um armazém na Avenida 11. Após algum tempo, em comum acordo, desfizeram a sociedade. O cabo Areno ficou com as mercadorias enquanto Antônio Franco ficou com um caminhão.
Após a dissolução da sociedade, fundou a reconhecida e tradicional “Casa Expedicionária”, famosa na região por longos anos por comercializar chapéus, cintos e vestuário em geral. Informalmente conhecida como a “Loja de Chapéus do Seu Areno”, dispunha de marcas de chapéus famosas, como Cury, Panamá, Ramenzoni etc. Seus principais clientes eram cidadãos Ituiutabanos e fazendeiros da região. Como funcionário e sobrinho de coração, contou com Nélio, que o ajudou a tocar o comércio por muitos anos, inclusive após o seu falecimento. A “Casa Expedicionária”, por consideração e gratidão da família do fundados foi transmitida pela família ao Sr. Nélio.
No período entre as duas sociedades, conheceu Maria Aparecida Guimarães Dutra, professora, integrante da família dos fundadores de Ituiutaba, com quem viria a casar e ter três filhas (Eliana, Mirian e Eleuza). Com o grande sucesso da Casa Expedicionária, Seu Areno e Dona Cidinha, como eram conhecidos, construíram sua residência ao lado do comércio e conseguiram educar e formar todas as filhas, e também contribuíram com os estudos de alguns netos.
Foi um esposo, pai, avô e cidadão exemplar. Durante toda a vida lutou contra a neurose de guerra e o mal de Parkinson – algumas das sequelas que adquiriu após o tempo passado em uma guerra tão histórica e ao mesmo tempo traumatizante.
Faleceu em 1996, aos 77 anos, após passar mal em sua residência. Socorrido imediatamente pela família e levado ao hospital São José, porém, chegando ao hospital praticamente sem vida, deixando os familiares, amigos e cidadãos Ituiutabanos tristes e consternados. Em seu velório, recebeu todas as homenagens e honrarias do Tiro de Guerra de Ituiutaba.

* Esta breve biografia é uma homenagem da família a “um dos heróis da nossa Pátria, o Veterano da FEB cabo Areno Batista Dutra … que deixou um legado de heroísmo, patriotismo e honestidade” ao Brasil e à família.

MEDALHAS E CONDECORAÇÕES
Medalha de Campanha.

FONTES
Informações de familiares.

CRÉDITOS
Museu Virtual da FEB.