Severino Gomes de Souza

23574 – SEVERINO GOMES DE SOUZA

FILIAÇÃO
Antônio Gomes de Souza e de Maria Justino Gomes.

ANTES DA GUERRA
Cursou o Ginasial no Colégio Atheneu do RN entre 1939 e 1941.

Voluntariou-se e, em 1º Nov 1941, aos 17a 2m e 26d de vida foi incorporado às fileiras do Exército Brasileiro, no 16º Regimento de Infantaria (RI), em Natal, RN. Após concluir os respectivos cursos, em 16 Mai 1942 foi promovido a Cabo, e em 24 Ago 1942, logo após completar 18 anos, foi promovido a terceiro-sargento.
A partir 4 Jan 1943 participou de ações de vigilância do 16º RI nas praias de Ponta Negra, Cotovelo e Pirangi, todas no Rio Grande do Norte.
Voluntário, em 14 Fev 1944, teve a sua convocação aprovada para ingressar na FEB.

DURANTE A GUERRA
Integrando o 1º RI, participou de diversas patrulhas de combate ou observação (cerca de 11), durante a defensiva ativa (inverno) e ações de combate, destacando-como comandante de grupo de combate e sargento orientador do pelotão. Por 48h desempenhou a função de comandante do seu pelotão.

Participou do ataque de 29 Nov 1944, e da tomada do Monte Castelo, nos dias 20 e 21 Fev 1945.
Elogios em campanha
1) Do comandante do Regimento: a 29 Nov 1944 – “O comandante do Regimento sente-se orgulhoso com o procedimento da tropa sob seu comando, que ontem, mais uma vez, mostrou a sua calma e sangue frio, suportando cerrado bombardeio do inimigo, que em poucas horas, na noite de ontem para hoje, lançou mais de mil granadas de morteiros de artilharia, inclusive projéteis incendiários sobre nossas posições, além de pequeno bombardeio aéreo”.
2) Do comandante da Companhia: “3º Sargento SEVERINO GOMES DE SOUZA. O sangue frio com que se manteve sob o fogo de artilharia, morteiros e metralhadoras a que foi submetido na última fase da luta na Itália bem dizem da coragem que revelou em todas as ações onde tomou parte. O modo destacado por que se conduziu, veio confirmar o alto conceito de inteligência, disciplina e coragem em que é tido pelos seus chefes”. (INDIVIDUAL)

APÓS A GUERRA
De volta ao Brasil, foi servir no 16º RI, em Natal, RN. Posteriormente, foi transferido para o 7º RI, em Santa Maria, RS, e, em 1954, para o 14º RI, em Jaboatão do Guararapes, PE. Em julho del 1973 foi para a reserva remunerada no posto de capitão.

Formado em Administração de Empresas, adquiriu a pequena “Farmácia dos Remédios”, que vendeu para tentar nova experiência com a “Padaria Surubim”, que exigia horários muito desgastantes, vendeu-a e adquiriu a ótica “Sonótika”, tendo trabalhado no ramo por cerca de 10 anos.
Após vender a ótica, voltou a morar em Natal, RN. Com o falecimento da esposa, mudou-se para Recife, PE.

MEDALHAS E CONDECORAÇÕES
Medalha Cruz de Combate de 2ª Classe (FEB); Medalha de Campanha (FEB); Medalha de Guerra (FEB); Medalha Militar de Ouro (30 anos de Serviço); Medalha da Vitória (Min. Defesa); Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes (ANVFEB); e Medalha Tributo à FEB.

FONTES
Histórico Pessoal Militar, entrevista e informações de familiares.

CRÉDITOS
Museu Virtual da FEB.